Adaptação/Readaptação

Pra quem não sabe eu já morei fora do país, inclusive fiz uns vídeos sobre isso que logo mais postarei. Hoje vou postar um texto que fiz quando voltei da Irlanda, ele retrata bem como foi meu processo de adaptação, readaptação de quando se mora fora e depois volta pro seu país de origem. É um assunto bem interessante…

dsc08710.jpg

 

Uma vez li que para se adaptar a um novo país você demora pelo menos 3 meses e para se readaptar ao seu próprio país leva até 2 anos. Tenso não é? Eu que o diga, que já estou sentindo o peso da readaptação. Me peguei procurando o interruptor de luz do banheiro no lado de fora; Joguei várias vezes papel higiênico no vaso; Levantei dormindo procurando a luz e dei de cara com a janela; Quase bebi água da torneira; Sai de casa pensando que qualquer um poderia roubar minha bolsa, etc…Sem contar o fuso horário que acaba com sua disposição e também os erros de português tanto na fala quanto na escrita, já que ficamos distante da nossa língua mãe. Ah! E nossos amigos e familiares que nos perdoem, porque ouvirão muita comparação entre os países, é inevitável!

Quando cheguei na Irlanda estava super assustada, é realmente tudo diferente, vai do clima até a comida no mercado. Para se adaptar foi um pouco difícil, tive ajuda de amigos, família sempre presente, Skype salva muito, fé…Me aproximar de Deus foi muito importante para me acalmar e ainda ter fé nas coisas que eu estava fazendo. Com o passar do tempo, você se toca do por quê está ali, você está realizando o seu sonho e por mais difícil que seja vale a pena permanecer até o final. Você verá o resultado lá na frente e acredite, vale MUITO A PENA! Depois de pelo menos 3 meses, você já se sente em casa, vai ao mercado, caminha nas ruas, pede informação às pessoas sem medo algum. Da informação, vai a Pubs e conversa com todo mundo, viaja, paga as contas , cozinha, lava, passa, limpa a casa, paga aluguel, estuda, trabalha e tudo isso em outra língua…Imagina o tanto de aprendizagem que não terá na sua caixola?

Acredito que para se adaptar/readaptar você precisa primeiro abrir sua mente, fazer as coisas que você fazia no país anterior, ler livros, ver filmes, ir ao cinema, ao shopping, fazer caminhada, ir a parques, e principalmente, estar em contato com os familiares/amigos (se você está em um país desconhecido), e com os amigos que teve por lá (se você já voltou à terra natal). Tentando manter um pouco da rotina que existia, quando piscar os olhos já estará mais conformado e habituado. O lance é ter paciência, nada melhor que o tempo para te colocar no lugar. Não sei mesmo dizer se o mais difícil é a adaptação ou a readaptação, creio que depende do estado da pessoa na hora da chegada/volta. Se ela tem certeza que era isso mesmo que ela queria, se ela se sentir preparada para essa chegada/volta, conta também o lance psicológico. Esse ai se você não souber controlar, pode pesar bastante em suas escolhas. O importante é ter essa coragem de mudar e a fé de que tudo vai da certo, e no final dá, acredite! Vá fundo…

 

Anúncios

5 comentários sobre “Adaptação/Readaptação

  1. Amei o texto. Me identifiquei muito. Mesmo tendo passado apenas 6 meses no Canadá, senti tudo isso que você falou. Para mim, porque tive muito mais liberdade para expressar minha criatividade lá (nem sonhava em ter o blog), foi mais difícil ter que voltar e terminar o ensino médio com a intolerância do pessoal daqui. Mas voltei mais confiante do que nunca, o intercâmbio até hoje dá frutos ótimos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. É exatamente isso! Já morei no Japão e no Chile sem ter ninguém da família por perto. Dar um tempo em outro país faz com que a gente tenha mais contato com o nosso interior, faz com que a gente conheça mais nossos limites e habilidades que nem sabíamos que existiam!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s