Seu texto aqui #Vamos conversar – Amor e respeito

Mais um texto do quadro “Seu texto aqui”. Venho recebendo muitos, calma que eu vou postar tudinho.

Esse é o do Lucas do blog Reconfigurando =)

 

Eu estava navegando pelo Youtube quando me deparei com um vídeo que me causou um pouco de revolta, e nada daquilo me agradou, mas claro que os vídeos não estão ali para agradar à todos os públicos, porém o conteúdo do vídeo era para ser engraçado que acabou sendo pesado e merecedor de atenção para o que ali tratava.

Vamos ao que interessa!

unnamed.gif

A cena de um vídeo onde o garoto trolla o pai dizendo ser homossexual

Acredito que só de observar essa imagem podemos notar que a intenção do pai não é uma das melhores e claro que sabemos que isso poderia ter acabado pior se o garoto não tivesse dito que isso era uma brincadeira.

unnamed (1).gif

Mais uma brincadeira que a filha denúncia ser lésbica e o pai reage de forma irracional

[AVISO]

Vale lembrar que meu objetivo é apenas mostrar como o amor e o respeito estão se perdendo entre aqueles que nós amamos, que são nossos entes queridos.

Continuemos…

A opção sexual de alguém realmente vai mudar a vida de outra pessoa? Acredito eu que não, até porque não será você quem poderá sofrer os preconceitos da sociedade, sofrer agressões, repulsa e rejeição, mas sim aqueles que estão nessa condição.

Aqueles que se encontram na condição de serem homossexuais esperam que os mais próximos deles deem suporte e que os respeitem, dando conselhos e mostrando que isso é apenas um detalhe, que não irá mudar nada, pois o amor continua o mesmo.

Correto?

É….deveria estar correto.

O problema é que os pais são os primeiros a machucarem aqueles que eles deveriam amar e respeitar.

É loucura, mas crescemos e aprendemos que o homem e a mulher juntos é o correto, porém não é bem isso, porque isso é uma construção social que nos obriga a seguir esse padrão que foi imposto, esquecendo que uma pessoa pode estar com outra do mesmo sexo, porque ela não estará fazendo nada de diferente do que um casal heterossexual faz que é amar.

Dá para entender? Claro que dá, mas as pessoas não querem entender, porque isso é errado. Enquanto isso foi dito que é errado, no seu interior você entende que é uma demonstração de amor como qualquer outra relação.

Continua absurdo? então vou lhe dizer, o que é amor:

O que é o amor?
Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

O amor motiva a necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, e etc.

Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amor”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.

Agora eu lhe pergunto: Onde estava aquele amor que você tinha pelo seu filho(a) quando ele(a) lhe contou sobre a condição dele? Acabou?

Caso a resposta seja sim, então vamos partir para a parte do respeito.

Ao invés de falar sobre o respeito, irei deixar a definição, porque talvez isso possa mudar a resposta da pergunta anterior:

Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar,apreço,consideração, deferência.

O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

Espero que tenha servido de algo a definição da palavra!

Eu sei que o assunto abordado pode ter o conteúdo um pouco pesado, mas não podemos esquecer que existe um contraste, que existem pessoas que não rejeitam o amor e os respeitam independente de como e para quem eles serão demonstrados, porque aquele com quem você conviveu, criou, cuidou, deu seu sangue, é a razão da sua alegria, faria tudo por você, é a coisa mais importante e o que você sente não irá mudar.

unnamed (2).gif

Esse vídeo, também uma brincadeira, mostra que a mãe aceita o filho seja qual for a opção dele, porque ela só deseja a felicidade dele.

 

DÁ PARA MUDAR!

Somos todos seres racionais com a capacidade de compreensão e de tomar atitudes movidas pela nossa própria essência, pelo nosso próprio interior que grita para nós que isso é apenas uma maneira de amar, mais uma forma de amar.

Isso não é motivo de vergonha ou de rejeição e sim de esperança por acreditar que existem outras maneiras de amar alguém do mesmo sexo além do sexo oposto.

Para encerrar eu gostaria de deixar uma imagem retirada de um livro de técnica de tradução, um livro acadêmico.

dfdfdf

Quantos significados não foram perdidos, quantas modificações não foram feitas…acho que é algo a se pensar, não acha?

Talvez o que você lê hoje pode ter coisas que não existem, porque além de ter sido trazido de uma língua para outra existe a possibilidade de quem traduziu ter colocado coisas a mais.

Possuímos várias coisas valiosas que não usamos e pensar por você mesmo é uma delas.

PENSE! RACIOCINE! REFLITA! 

5 comentários sobre “Seu texto aqui #Vamos conversar – Amor e respeito

  1. Parabéns ao Lucas, são pensamentos assim que ajudam a mudar o mundo! Pode fazer textão de desabafo Mel? ( Espero que sim) Quando assumi minha sexualidade pra minha família que é conservadora e sempre me dava blusa de time e bola de futebol de presente a resposta foi um tanto quanto surpresa vinda do meu pai. Ele disse que sabia desde a primeira vez que me pegou no colo, via que eu era ” diferente”, juro que achei que ia apanhar na hora porem foi diferente, com tudo semanas depois eu fiquei sabendo que ele brigou naquele dia da conversa com um cara que olhou torto pra ele a “raiva ” era vinda do que falei, ele preferiu descontar em alguém do que mostrar que estava mau comigo e com a minha revelação. Não sei se foi uma atitude boa ou não mais isso me ajudou a não me sentir mau e deu a ele a chance de tentar me entender e não partir para a violência contra mim como esses outros pais.

    Curtido por 1 pessoa

    • No final das contas foi bom por tudo isso que aconteceu. Acho que na hora, apesar de ele não “aceitar” muito bem, ele preferiu te respeitar e agir tranquilo porque te ama.

      Beijos
      volte sempre!

      Curtir

  2. Acho ridículo que o povo brasileiro ainda não se acostumou com o fato de que gays e lesbicas são gente. Acham que só tem uma forma de amar e isso é uma bosta!
    Nos E.U.A ngm liga para sexualidade, por isso que lá é um país de primeiro mundo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. O que me impressiona não são gays e lésbicas. Sempre existiram e sempre vão existir. O que me impressiona é que o país está acabando e o tema gays e lésbicas continua na parada de sucessos e em primeiro lugar. Vamos consertar a economia e a política antes? Sexualidade é realmente uma prioridade no momento? Aliás, o ativismo gay está me fazendo tomar raiva de coisas que nunca tive. Não sei até que ponto esse ativismo efetivamente ajuda. Abs.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

