Ubuntu e A Arte de Ser Humano

humans1.jpg

Hoje vim falar de um documentário que me tocou de um jeito estranho. Diferente dos documentários que costumo assistir, este teve o poder de mexer com alguns conflitos internos meus, ao mesmo tempo em que trazia um sentimento um tanto acolhedor. Rapidamente o associei com uma das minhas palavras preferidas – ubuntu. De acordo com o site Significado:

Ubuntu é uma filosofia africana cujo significado se refere à humanidade com os outros. Trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como se comporta em sociedade.

Minha visão sobre essa ideia é a de que ubuntu é uma ligação empática entre todos nós, seres humanos. Não é difícil, portanto, entender que o documentário tem a ver conosco, como espécie. Vegetariana que sou, tento ir além do especismo, mas reconheço o quão lindo deve ser ter observado tudo isso de perto. Os idealizadores dessas filmagens tiveram o grande privilégio de conhecer cada uma dessas pessoas pessoalmente, e me bate aquela invejinha branca por isso.

O que mais me surpreendeu, porém, foi exatamente o fato de ver tantos pontos de vista diferentes incluídos em uma mesma filmagem. Muitos, principalmente, diferentes dos meus. No entanto, eu os admirei como nunca antes. Como telespectadora, reconheci toda a beleza que havia ali, nas contradições do ser.

Como uma verdadeira homenagem e tributo à individualidade, eu lhes apresento Human, Volume 1:

7 comentários sobre “Ubuntu e A Arte de Ser Humano

  1. Se permite, um que muito me deixou emocionado foi o da Dona Lindalva, feito também pelo projeto HUMAN. Caso não tenha visto, procure, vai amar. Já é uma deixa pra um próximo texto como esse, rico 😀

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

