TPM

Tensão Pré-Menstrual

1. ato ou efeito em que a fúria possui sua alma;
2. período propício para matar alguém sem peso na consciência.

tpm-woman

Morro de inveja daquelas garotas que passam batido por essa época do mês. Eu mesma, até uns 18 anos, tinha certeza de que era mito ou então uma desculpa (já que desceu cedo para mim e nada de tpm até então). Era difícil acreditar naquelas histórias de que cólica era pior do que quebrar um braço e que até o som de uma respiração chega a incomodar. Até que fui abatida.

Quem também passa por isso sabe que abala tanto o físico quanto o psicológico. Inchaço, dores de cabeça, dores musculares, cólicas, irritabilidade, tristeza, ansiedade. Claro que existem as mulheres muito afetadas (que desmaiam e têm contrações musculares), mas também têm quem sequer sinta os sintomas, cada caso é um caso.

Sempre me pergunto nessa época o que fazer para manter a sanidade, e aqui vão as minhas regras de ouro:

1. Conte até 10;
Sempre que perceber algo errado, conte até 10 antes de perder a paciência, respirando beeeeeem fundo. Ajuda a oxigenar o cérebro e, consequentemente, nos dá mais tempo para pensar (ou parar de pensar e tentar deixar para lá!).

2. Não tome decisões importantes;
NUNCA é bom tomar decisões importantes quando se está nervoso. Se é importante, merece um bom tempo para pensar. Conheci uma garota que terminava com o namorado em cada período de tpm… imagina que saco escutar todo mês “desculpa amor, você sabe que eu não quis dizer aquilo, estava emocional”.

3. Medite;
Sair pode relaxar algumas pessoas, mas meditar é quase de outro mundo. Você, por um instante, deixa de ser “você” e passa a focar no presente, esquecendo do futuro e passado e deixando de lado aquela ansiedade que tanto assola nesse período.

Não se engane, na hora, quem sofre são seus amigos e família – mas depois de soltar os cachorros para cima de todos, você paga o pato pelas suas ações 😦 Então, ACALMA MULHER.

tpm-keepcalm

Por que chocolate?

Hormonal. O nível de açúcar do sangue se altera, então mergulhamos de cabeça no chocolate. Mas não é o mais recomendável. O ideal é aproveitar alimentos ricos em fibras e tomar bastante líquido.

Outra ótima dica é praticar esportes, mas claro, desde que suas cólicas não estejam fortes!

Também precisa lembrar de passar longe do álcool, que fica com o efeito mais forte nesta época, e da cafeína, que não irá ajudar em nada com a cólica! 😉

Por fim, se sua tpm é tão forte quanto a minha, converse com o ginecologista. Em alguns casos, as coisas só melhoram ao tomar um remédio devidamente indicado, e é o caso de muitas mulheres que tem a síndrome de ovários policísticos, como eu. Então, seja como for, não esqueça de pedir uma recomendação médica!

Quanto a aturar uma mulher na tpm (falo por mim, eu fico mesmo de personalidade difícil), aqui vão algumas dicas:

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